quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Prefeito de Ubatuba recebe DTPK









Prefeito Eduardo Cesar recebe grupo de adolescentes do Perequê-Açu e busca atender reivindicações

O DTPK é composto por cerca de 70 jovens preocupados em conquistar melhorias para o bairro


O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu em seu gabinete na última segunda-feira, 16, um grupo de cerca de quinze jovens que fazem parte do DTPK (Do Terminal para cá), uma associação que luta por melhorias no bairro Perequê-Açu. A reunião foi intermediada pela escritora ubatubense Silmara Retti, que tem conquistado renome nacional por suas obras e palestras sobre Aids e DSTs.

“Receber os jovens e ouvir deles seus anseios e reivindicações é sempre muito importante. Temos que enaltecer quem se preocupa com o exercício da cidadania, pois sabemos que não são todos os jovens que estão realmente preocupados em melhorar o mundo em que vivem. Ouvindo a juventude podemos tentar alcançar as expectativas de toda uma família”, disse o prefeito Eduardo Cesar.

Uma das melhorias reivindicadas pelo grupo é a viabilização de um espaço para que este possa realizar suas reuniões e eventos culturais. Além disso, eles pediram a regularização do campo de futebol existente no Perequê-Açu, próximo ao rancho de pescadores e outros serviços relacionados à infraestrutura do bairro.

O prefeito se colocou à disposição e explicou sobre alguns serviços que estão em andamento no bairro como a colocação de guias e sarjetas e a canalização de uma vala existente da Avenida Josias Ramos Nogueira. “Estamos aqui justamente para discutirmos juntos os problemas e tentarmos, dentro das nossas possibilidades, encontrar uma solução para eles”, concluiu o prefeito.


O DTPK

O DTPK (Do Terminal pra Cá) é um grupo formado por aproximadamente 70 integrantes, sendo a maioria adolescentes do bairro do Pereque Açu. O DTPK surgiu há um ano e foi idealizado pelo cantor e compositor de rap “Tagarela” e mais três pessoas, com o objetivo de buscar melhorias para o bairro.

Alguns integrantes do grupo praticam diversas modalidades esportivas como jiu-jitsu, capoeira , futebol , ginástica rítmica e muay thai. Eles se reúnem uma vez por semana para discutir os problemas do bairro, organizar campanhas solidárias e trocar experiências.

A escritora Silmara Retti tomou conhecimento do grupo através de seus filhos, que também fazem parte do DTPK e ficou interessada, por ser moradora do bairro há vinte anos.

“Marcamos uma reunião e me coloquei à disposição para somar esforços num único objetivo. Eu os conheço desde que eram crianças e sou apaixonada por cada um deles, pois cresceram com os meus filhos, no quintal de casa. Fiquei impressionada com a organização, o espírito de liderança e a iniciativa solidária. Fui eleita madrinha do DTPK e me sinto orgulhosa em poder compartilhar com eles momentos de muita luta, alegria e conquistas”, conta Silmara, que pretende reverter uma parte da renda de seu livro Intimus para ajudar o grupo. Marido de Silmara, o artista plástico Sérgio Rossi realizará uma exposição, também com o objetivo de ajudar os jovens do DTPK.

Desde então, o grupo vem buscando parcerias e envolvendo pessoas e entidades, como por exemplo, a Fundart, que doou alguns livros para uma sala de leitura. Está sendo criado o Blog do DTPK e o projeto atual é a gravação de um clip no próprio bairro.

“Como coordenadora de literatura da Fundart pretendo estimular dentro do grupo a escrita e a leitura, buscando novos talentos. Alguns membros do DTPK são compositores de rap e enxergo as letras como verdadeiros poemas da nossa realidade.

Um exemplo é a Isabella Furquim, primeira cantora de rap de Ubatuba, que nos impressiona com seu talento e que hoje faz parte do grupo de literatura. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, que é grande parceria e está sempre disposta a unir forças”, acrescenta Silmara.

(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Voltar as Top 20 noticias
WebDesign e hospedagem:Maxiweb-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário